Menú

12 de novembro de 2011

Dica de filme para o feriado: Psicose

OPINIÃO Por André de Castro


Acabo de assistir Pisicose, em fim. Como o filme é um clássico (muita coisa já foi escrita sobre ele) e não seja um especialista em cinema, não me aprofundarei em aspectos técnicos. Deixo registrado alguns fragmentos de minha experiência particular com a obra.

Ganhador do óscar de 1961 e classificado como o 13º melhor filme de todos os tempos, Psicose é suspense durante quase todo o filme. É incrível a sensação que senti, principalmente, quando a  protagonista dirigia o carro, ou mexia no envelope de dinheiro. Eu esperava acontecer alguma coisa, não acontecia nada. A trilha, o olhar, o nervoso, tudo isso faz com que uma simples cena mexa com nossos mais profundos sentidos. Durante todo o filme ficava me perguntando e procurando algo que explicasse o título, só consegui perceber a relação no  surpreendente final. Realmente o gordinho manda muito na direção.
 

O filme é de 1960, adaptação de um livro. Rodado em preto e branco, pois Hitchcock achou que a cena do esfaqueamento no chuveiro e o vermelho do sangue seria muito forte. O esfaqueamento ficou meio superficial, suponho que seja a parte mais infeliz da obra.


Não consegui, por mim mesmo, identificar a clássica aparição do diretor, depois pesquisando no youtube, fica claro que não está tão fácil encontra-lo. Descobri de onde vem aquela música de suspense, a mais famosa, pelo menos pra mim. Não chorei, como Mau Saldanha, mas adorei. Todos deveriam assistir esse clássico. Certamente assistirei vários outros do fantástico Hithcock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário