Menú

25 de janeiro de 2012

Eu sei cozinhar

CRÔNICA Por André de Castro


O fato de constantemente ter que provar as pessoas que sei cozinhar me leva a escrever as seguintes linhas.




Meus dotes

A receita que vou apresentar adiante aprendi fazendo, ou seja, ninguém me ensinou. Não me gabando, mas em matéria de cozinha sou autodidata. Dirias, até, autoridade. É... Já recebi vários convites; pra trabalhar em restaurante chique, hotel de luxo e por ai vai. Elogios, nem conto mais; pela praticidade; sabor; rapidez no preparo, higiene e o aroma da cebola que infesta a casa toda deixando até os vizinhos com água na boca.

Mulher adora homem na cozinha

A namorada, no início, reclamou do cheiro de alho
nos dedos, mas depois de comer uma iguaria preparada por mim ficou com medo de me perder. Já falei, mas repito: cozinhar é um dos meus maiores dons.

O segredo da culinária

Antes de tudo vou apresentar o segredo da culinária. Verifique seu estoque de cebola na geladeira, o de cerveja também (cozinha sem cerveja não dá), Cocção sem cebola é o mesmo que futebol sem bola. 

Tem alho em casa? Tudo bem, se não tem vai tempero completo mesmo. Se ficar meio insosso, é só colocar mais sal e misturar tudo.

Vamos aos ingredientes. Antes dos ingredientes, mais um detalhe; fecha porcaria do facebook e concentra na receita, cozinha é coisa séria chará.

Ingredientes

500 gramas de peito de frango, duas colheres de margarina, uma cebola média, meia caixinha de extrato de tomate (acho que 25g), uma caixa de creme de leite (se meia da outra é 25, 50g dessa né), compra batata palha e faz meia panela de arroz que pega bem. É só isso, achou barato né? então, bom que sobra mais pra cerveja.

Preparo

Tendo em vista não ser possível cozinhar com fogo desligado, ligue o fogo (se está lendo até agora é bem possível que tente fazer isso). Corte a cebola em fatias (minha mãe chama isso de meia lua, não sei de onde tirou esse termo). Joga as duas colheres de manteiga na panela, em fogo baixo (não precisa ficar com medinho de espirrar no seu bracinho não viu). Espere a cebola ficar dourada (dourada é antes um pouco de queimada). Jogue o extrato de tomate e deixe ferver. Coloque tempero aos poucos e vá provando, cuidado pra não salgar demais.

Cococococó

Agora o frango entra em cena. Primeiramente verifique se está morto. Ah... você comprou vivo? Então mate. Retire somente o peito e corte em tiras (não cortou ainda? desligue o fogo e corte).  Acrescente o frango na panela. Mexa vagarosamente para não espedaçar e não deixe ficar muito seco, isso pode comprometer seu prato. Tampe a panela e abra mais uma cerveja. Deixe cozinhar até terminar de beber. Se beber em menos de cinco minutos (cozinhar dá sede né?) espere mais uns três minutos e desligue o fogo.

Deixa minha mãe fora dessa

Essa caixinha de creme de leite que está sobrando ai, e por isso deve estar xingando minha mãe neste momento, é pra sobrar mesmo tá. Ela faz parte do retoque final. Desligou? Joga ela na panela, não a caixa, só o que tem dentro. E agora mexa, não com a mão, com uma colher.


Pronto, agora sirva com arroz e batata palha.

O nome do prato eu não sei, mas fica parecido com strogonoff. Depois eu te ensino a preparar o suco de tomate que ainda está em fase de testes. Bom apetite.

3 comentários:

  1. Opa, já sabemos aonde será nosso próximo grupo. rsrs

    ResponderExcluir
  2. Hahaha.. achei fera a descrição do nome do prato: _" eu não sei, mas fica parecido com strogonoff"..
    Muito legal o blog André.. acompanharei aqui os demais posts!
    Ciro Borges

    ResponderExcluir
  3. "Suco de tomate" parece horrível, cara. haha. Minha mãe gosta de cozinhar bebendo cerveja. Também herdei essa qualidade. Bem prática a receita André. Ainda não me aventurei em outros pratos, fico no basicão e mexidão :)

    ResponderExcluir