Menú

29 de janeiro de 2009

Passos da Humanidade.

As verdadeiras alegrias da vida não estão na luxuria e nem nos desejos materiais que são colocados diante de nós no cotidiano capitalista. As verdadeiras virtudes do homem se alicerçam em princípios simples de serem colocados em pratica, porem, com a conturbação do mundo moderno, acabam sendo esquecidas, não ensinadas, colocadas em segundo plano ou muitas das vezes nem ensinadas as novas gerações. Alegrias verdadeiras, estão em simples atos como ajudar uma pessoa necessitada, conseguir superar um desafio após árduo esforço próprio, amar ao próximo e ser amado sem interesses e compaixão, ensinar, dar sem querer em troca.
Nos tempos atuais todas as relações do homem estão, direta ou indiretamente, ligadas ao capital. A fragilidade humana tem sido superada por interesses medíocres e sem cabimentos racionais. Se parássemos pra refletir sobre o que ocorre ao nosso redor; a fome, descriminação racial e social, vontade de ser melhor do que o outro a ponto de esmagar outras pessoas, a exploração sexual contra menores, o abuso e a violência domestica, o descaso dos políticos, as guerras e, tantas outras calamidades. Com certeza não nos sentiríamos culpados por grande parte destes fatos.” Eu nunca matei ninguém, nunca cometi nem se quer um ato de violência a qualquer pessoa, sou contra as guerras, nem sei o que é racismo, nem gosto de política, não faço nada de errado, e ainda por cima pago todos os meus impostos e cumpro com todas a minhas obrigações”. O culpado pelo mundo estar assim não sou eu!
Esta, com certeza, seria a resposta da maioria das pessoas de bem.
Más pagar suas contas em dia, trabalhar honestamente, cumprir com todas as obrigações, ser estudioso, não roubar e nem matar não é o suficiente.
O que você tem feito pra melhorar o mundo? Você já pensou alguma vez na vida em plantar uma arvore pra recompensar as tantas que são mortas pra realizar seus caprichos em ter em sua casa uma mesa de madeira? Já fez algo pra ajudar alguém que esteja precisando realmente? Fiscaliza os candidatos que você elegeu na ultima eleição? Tira quanto de seu tempo pra tentar de algum modo ajudar alguém?
É preciso fazer mais, é preciso, pelomenos, fazer. Achar culpados para os problemas do mundo é fácil, difícil é admitir que os problemas do mundo somos nós.
Lembre-se sempre do velho chavão; “Deus move o céu naquilo que não é da capacidade humana, porém, não moverá uma agulha no que estiver ao alcance do homem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário