Menú

23 de janeiro de 2010

DICA DE LEITURA

Força Estranha de Nelson Mota


Primeiro livro que leio de Nelson Mota e, coincidentemente, o primeiro que não precisei de marcador de paginas. Comecei minha leitura sem muitas expectativas. Era um sábado de manhã, fui me envolvendo com o charme e suspense dos contos, quando me dei por conta já estava na pagina 137.

Viajei no livro. Principalmente na história da mãe de um cineasta que decide fazer um filme sobre sua falecida e polemica mãe e durante as gravações ele se apaixona por ela, ou melhor, pela atriz que interpreta sua mãe. Fiquei seduzido pelo estilo claro e envolvente de Nelson Mota ao descrever cada cena e personagem.

O livro envolve ainda um garotão praieiro, que jamais havia trabalhado na vida, com duas madames do litoral carioca. Narra orgias de políticos em Brasília. Revela um assalto num motel barato do Rio de Janeiro, onde todos ficam pelados em meio à rua e o motel em chamas. Narra às tramas de um repórter brasileiro tendo altas transas com uma agente da repressão da ditadura argentina e por ai vai.

Realmente fui movido por uma “Força Estranha”. O dia nem havia acabado e eu já tinha devorado todas as 152 páginas.

Não se é possível discernir ficção de fato. Pelo menos até que se termine de ler o livro, não. No final o autor revela a fonte de algumas histórias. O livro tem uma pitada de elegância, erotismo, ganância e traição.

O preço? R$29,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário