Menú

15 de julho de 2015

Seu maior problema é você

Por André de Castro

Se tem algo que nos persegue a vida toda são os problemas. Estamos sempre cheios deles. Vai um vem outro. É algo que atinge todos, sem restrições. Do mais rico ao mais pobre, do mais novo ao mais velho. O poeta Paulo Leminski já afirmava em seu poema que problemas não se resolvem. Segundo o autor, problemas têm família grande e aos domingos saem o todos a passear, o problema, sua senhora e outros pequenos probleminhas. Na segunda os probleminhas já estão maiores e o problemão já está a ponto de nos infernizar a semana toda. Teremos sempre que conviver com eles, dormir com eles, acordar com eles. Não adianta tentar arrancar na força. Problema se trata com jeitinho.

O provérbio chinês afirma que um problema que não tem solução já é um problema resolvido. Benjamin Franklin disse que viver é enfrentar um problema atrás do outro. Descartes falou que não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis. Quem abandona os seus são os fracassados, covardes. Não estou dizendo aqui pra você deixar de resolver os seus. Cada um que carregue a sua cruz. O fato é que algumas pessoas vivem somente em função deles. Esquecem de viver. Eles precisam sim serem resolvidos, o quanto antes melhor. Por mais que você pense não haver mais solução é preciso continuar tentando, entretanto é preciso viver também.

Comece arrumando as coisas mais simples e vai ver que aos poucos a vida vai se arrumando. Tem gente que passam a vida toda se preocupando com os grandes problemas, quando na realidade um grande problema é a junção de vários pequenos probleminhas. Comece pelo seu guarda roupas, quarto, casa. Não é possível ter uma vida organizada quando não se arruma tempo pra cortar suas unhas do pé, o cabelo, lavar a louça.

Você já se perguntou quem é a pessoa mais importante do mundo? Eu tenho a resposta. A pessoa mais importante do mundo é você. Com o tempo a gente vai percebendo que a maioria dos problemas de nossa vida ocorrem por que a gente não cuida da gente mesmo. Seu maior problema é você. A pessoa passa tanto tempo cuidando dos outros, dos problemas dos outros, das coisas dos outros, da vida dos outros e esquece do si. Somente estando bem vai poder fazer bem aos que estão à sua volta, aos que se gosta. Quanto tempo você não vai ao dentista ou faz uma consulta médica? Há quanto não compra um sapato novo ou tira uns dias pra viajar? É preciso cuidar da sua vida como se ela fosse realmente sua. Coloque você na sua agenda como algo realmente importante.

Geralmente se anda tanto pra nada. Pregue uma peça na rotina de vez em quando, fuja um pouco da correria. É preferível dar um único passo certo ao correr a vida toda e não chegar a canto algum. As vezes é preciso parar e refletir se está caminhando na direção correta. Seu dia não precisa ser a mil por hora. Durma pesado e tenha um dia mais leve. O progresso depende de energia, energia implica descanso, renovação. Muitas vezes é preciso buscar a cura da alma. Não importe sua crença, o que importa é ter no que acreditar. Pergunte a si mesmo o que realmente é importante na sua vida. O que faz sentido pra você. A vida precisa ter direcionamento. Shakespeare já dizia: “se você não sabe pra onde vai, qualquer lugar serve”. E não existe lugar pior que qualquer lugar.

O tempo passa, os problemas nunca se acabam. Acabamos de resolver um e o outro já está batendo à porta. Quando se viu já sé foram trinta, quarenta, cinquenta, oitenta anos. Você pode escolher o que fazer: passar a vida toda resolvendo problemas ou passar a vida toda resolvendo problemas e vivendo também. Não deixe de resolvê-los. Mas não se esqueça de viver.

Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário