Menú

31 de janeiro de 2017

Experimente fazer o bem

Por André de Castro


Fiquei muito tocado ao me deparar com a frase: “Deus nunca a abandonou. Quem abandonou o próximo fomos nós”, disse o produtor musical brasileiro, Alok, em depoimento, durante visita à Moçambique para conhecer o projeto social da instituição “Fraternidade Sem Fronteiras”.

A frase foi dita ao se deparar com a realidade e tamanha pobreza daquele país. O rapaz conheceu uma senhora de 98 anos que era mantida pela fé, durante toda sua vida, pois alimento nem sempre tinha. Naquele momento a senhora de lenço na cabeça usava uma camiseta amarrada na altura da barriga, para pressionar o estômago e assim não sentir tanta fome, apesar de já estar a três dias sem se comer.

Além da senhora que era alimentada pela fé, o documentário traz a figura típica daquele lugar, como o garoto catarrento e órfão, portador de HIV. Somente em Moçambique existem cerca de um milhão deles, sujo de lama e amontoado no lixo. Aliás, lama é o que se vê em todo lugar: chão de barro, parede de barro, teto de barro, casa de barro, bolinho de barro pra comer. Gente que vive simplesmente para sobreviver.



Deus abandonou eles? Seria o pagamento de uma dívida de vidas passadas? Estão sendo castigados? Respostas que não podem ser respondidas. 

Mas como pode, crianças inocentes pagando por penas tão severas que nem criminoso cruel pagaria em cela fechada.

É difícil ver a lágrima escorrendo do olho de uma senhora, que um dia foi criança, e envelheceu sem ter esperança de ter se quer dignidade.

É triste falar de tal assunto. É desagradável. Mas deve ser dito. São problemas que devem ser combatidos. Cada um a seu modo. Não é possível uma única pessoa mudar o mundo, mas é possível mudar aquilo que está ao nosso alcance.

A “Fraternidade Sem Fronteiras” é uma instituição que nasceu no Brasil e trabalha no amparo à essas pessoas. Você pode apadrinhar uma criança por meio desta instituição. Ela atua no acolhimento de órfãos em lugares aterrorizados pela pobreza, falta de comida, higiene e educação. Entretanto essa é somente uma forma de se doar ao próximo. De tentar fazer algo por alguém sem exigir algo em troca. 

Mas você pode inventar a sua própria forma de fazer o bem para alguém e assim fazer bem a si mesmo. 

Experimente!



Para conhecer o trabalho da instituição citada no texto: 


Para ver o vídeo documentário citado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário