Menú

17 de março de 2009

Breve história da Internet

TRABALHO SOBRE A HISTÓRIA DA INTERNET, APRESENTADO NO 2º SEMESTRE DE 2008 PARA A DISCIPLINA Comunicação Digital.

A Internet não é simplesmente uma rede de computadores, ela é uma rede de redes, onde não são apenas computadores interligados, mas também satélites, telefones e cabo de fibra óptica. São pequenas redes interligadas formando uma única rede.

O simples fato de a Internet estar presente em nosso quotidiano e ser indispensável para realização de algumas das principais relações entre os homens, nos coloca frente a uma evolução que foi um dos mais importantes processos da humanidade. A Internet se estabeleceu com tanta intensidade que reconfigurou vários conceitos e hábitos humanos.

É importante saber que a Internet nem sempre foi o que é hoje, deis de seus primórdios, até os frenéticos dias em que vivemos, ela sofreu várias evoluções e recebeu conceitos distintos. Criada nos EUA, durante a guerra fria, que tinha intenção de conseguir descentralizar as informações do estado, a Internet em sua primeira nomenclatura era compreendida por DARPANET, justamente por ter sido criada pelo DARPA (Administração de Projetos de Pesquisa Avançados de Defesa). O governo percebendo que este meio poderia beneficiar outras áreas incluiu, algumas universidades na rede e sua segunda denominação foi ARPANET. Universidades, institutos de pesquisa e o estado, passaram a trabalhar arduamente no desenvolvimento desta tecnologia. O próximo passo seria ligar a ARPANET as demais redes, a começar pelas redes de comunicação que a Arpa estava administrando, a PRNET e a SATNET, a partir daí foi criado o conceito rede de redes.

Em 1970 é criada a primeira rede de pacotes, mas, para comunicação entre as redes era necessário protocolo padronizados, e isso em parte foi possível em 1973, quando em um seminário em Stanford foi estabelecido o protocolo (TCP). Em 1977 a TheoryNet Liga 100 pesquisadores via e-mail, inaugurando a primeira lista de discussão na rede. Em 1978 o protocolo TCP foi dividido em duas partes, onde foi acrescentado um protocolo intra-rede (IP), foi criado então o protocolo TCP/IP, do qual é utilizado como padrão até hoje. Suas vantagens estão no trafego ilimitado de dados e suporte a diversas plataformas de hardware. A primeira constatação de vírus na rede se deu em 1988 quando um programa clandestino denominado Internet Worm (Verme da Internet), perde o controle e afeta o funcionamento de 6.000 dos 60.000 servidores da rede.

Em 1990 a Arpanet deixa de existir. A Internet chegou ao Brasil Somente em 1991 por meio da RNP, que até hoje continua tendo sobre sua tutela o maior backbone do Brasil, neste mesmo ano Tim Berners-Lee do CERN (Laboratório Europeu de Física e Partículas), apresenta ao mundo a World Wide Web um marco que revolucionaria a história da internet e colocá-la-ia mais próxima do uso domestico, fato este que só seria possível com a viabilização dos navegadores, em 1993 a NCSA lança o Mosaic que foi o primeiro navegador de internert do mundo. Foi no ano de 1995 que Marc Anderson o mesmo criador do mosaic lança no mercado o Netscape Navigator que embarga 70% do mercado de browsers, ano em que havia seis milhões de computadores ligados na internet e justamente o ano que a Microsoft derrubou a Netscape na guerra dos navegadores e estabeleceu como padrão o Magestoso Internet Explorer que mantem seu reinado no mundo dos browsers até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário