Menú

17 de março de 2009

Cultura ou Desigualdade?

Cultura não se define apenas pelo grau de competência intelectual ou classe econômica. Ouve-se muito porai, dizer; "Fulano tem cultura, mora na capital e fala inglês", "Ciclano não tem cultura, vive no meio do mato, nem sabe o que é computador".

O conceito de cultura, vai muito além. Quando nos referimos a tais quesitos, como os citados acima, não estamos falando de cultura, estamos nos relacionando a algo mais grave, a falta de oportunidades e a desigualdade social, estamos nos referindo a descriminação da classe dominante.

A sociedade sempre foi fechada aos menos favorecidos, e a inclusão, que sempre andou a passos lentos, pode ser a solução para o fim deste agravante.

A inclusão social, resolveria, em parte, problema da educação e da desigualdade, as pessoas teriam mais armas para lutarem por seus ideais e por um mundo mais justo, poderiam, lado a lado, buscar formas melhores de vida.

Cultura são os costumes, atos e crenças de um determinado grupo. É a maneira de viver. Todo mundo tem cultura. Um assassino, independente de estar fazendo o mal ou o bem, tem como traço cultural cometer delitos, e muitas das vezes, até privar alguem de viver, isto não o torna sem cultura. Os índios não podem ser considerados incultos. Os paupérrimos não devem de maneira alguma serem considerados sem cultura. A cultura se define pelas ações, indiferente do grau de competência, intelectualidade e condição financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário