Menú

11 de maio de 2009

Twitter

Alguns dias atras ouvi algo no rádio rádio sobre um tal de "twitter", fiquei pensando comigo o que seria isso. Como de praxe, quando não conheço algo, faço o que quase todos fazem, procuro no google. Encontrei, nada mais nada menos, que uma pagina com um passaro e um campo de login e senha. Que diabos é isso? Fiquei a indagar. Como o site era todo em inglês, nem me interessei por aquela coisa. Deixei logo pra lá e voltei a colocar algumas fotos no orkut e jogar conversa fora no msn, Nem imaginava que aquele passaro se tornaria parte de meu cootidiano. No outro dia, recebo uma mensagem da universidade, um convite à acompanhar as mensagens da instituição na internet. Dois dias depois um amigo comenta comigo sobre o twitter. - Mais que diabos é isso? Pergunto a ele. - Ele me disse que não sabia direito como funcionava, porém tinha criado uma conta.
Quanto mais ouvia falar nesse troço, mais curioso ficava, acabei decidindo por procurar saber um pouco mais sobre este tal de twitter. Recorri novamente ao pai dos burros moderno, e não to falando do dicionário, é o google mesmo. Na busca, me deparo com a mãe dos leigos; wikpedia, aquela que dá tudo de mão beijada pra gente, resumido, e muita das vezes, um pouco destorcido, mais não nego que é uma otima opção quando não se tem tempo. Mini blog, com capacidade de posts de 140 caracteres, pessoas que lhe segue recebem todas as mensagens que você posta, e porai vai. Deve ser legal, no minimo "ta na moda", pensei. Resolvi criar uma conta. Não fazia a menor idéia do que era, a não ser as poucas informações que relatei acima. E lá vamos nós, criei uma conta fantasma, só pra saber como funcionava, depois fiz o primeiro post, em seguida procurei alguem pra adicionar. - Achei meio chato, pensei que era coisa de patricinha que não tem o que fazer. Deletei a conta, desliguei o computador e tomei a decisão de não ultilizar o tal do twitter. Ao acordar, no dia seguinte, adivinha qual foi a primeira pagina que acessei? pode apostar que sim! www.twitter.com.br, incrivel, minha cabeça ja estava tomada por esta epidemia. Resolvi criar a conta denovo, aquilo que estava em meu sub consciente, merecia um pouco mais de atenção. passei o sabado todo estudando o twitter. Sabe o que descobri com tudo isso? E não estou dizendo que inventei, o twitter é o melhor site de relacionamentos que poderia existir, com um pouco de exagero, o twitter é simplismente sensacional. Confira abaixo alguns toques pra se dar bem nessa nova onda:

Glossário

Foi convencido pelas vantagens do microblogging e vai render-se ao Twitter? Conheça, abaixo, algumas expressões que devem fazer parte do seu vocabulário para entender a "twitosfera".

Twitter: é o nome da ferramenta de microblog mais popular atualmente. Nela, usuários cadastrados podem, gratuitamente, enviar mensagens de até 140 caracteres.

Tweet (ou Twitt): cada um dos posts publicados.

Twitar: o ato de enviar mensagens (ou posts) para o Twitter.

Followers (ou seguidores): são as pessoas que te "seguem", ou seja, que lêem o que você posta no Twitter. Quanto mais seguidores, maior sua popularidade.

Followings (ou seguidos): são as pessoas que você "segue". Você verá, em sua página, todos os posts que eles fizerem.

Retwittar: repetir o tweet de outra pessoa. Pelas "regras de etiqueta" do Twitter, coloca-se um RT antes da mensagem e sempre se dá o crédito ao autor do post. Ficaria como RT @_wnews_ mensagem

Reply (resposta): para responder ao post de alguém, basta colocar o símbolo de arroba seguido do nome de usuário da pessoa, antes da mensagem. Caso queira responder a um post do WNews, comece a mensagem com @_wnews_

Direct messages (mensagens diretas): São mensagens particulares, que só podem ser lidas pelos destinatários. Basta colocar um "d" antes do nome de usuário da pessoa para quem deseja mandar a mensagem. Exemplo: d _wnews_ mensagem

Tags (ou hashtags): Se você já usa ou já leu o Twitter de alguém, deve ter percebido que algumas palavras no meio dos posts são antecedidas pelo símbolo do jogo da velha (#). Essas palavras são, na verdade, "tags", ou seja, "etiquetas" usadas para que o twitt seja encontrado mais facilmente por mecanismos de buscas. As hashtags são também a base de alguns serviços que analisam as tendências do Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário