Menú

10 de março de 2010

50 anos de Brasília

A impressão que se tem quando vista as primeiras fotos de Brasília, se comparando com o que é hoje e levando em conta o tempo, é que a cidade foi construída por um milagre. A primeira missa, realizada na praça do cruzeiro, é muito marcante, não havia nem se quer igreja. A missa foi rezada em céu aberto, apenas um toldo cobria parte da multidão na presença de várias autoridades, inclusive o presidente JK. Várias pessoas, com pensamentos diferentes, porém com um único ideal; construir a capital do Brasil. É algo que se emociona.

O outro lado, não tão positivo, observado por mim nas imagens é relativo à mão de obra proletária dos candangos. Não sei se realmente existia, mais a impressão que se tem é de um trabalho em condições desumanas. As imagens da construção de Brasília me remetem por um lado a uma sensação de um milagre e, por outro, a de exploração de mão de obra.

É uma análise um poço pessimista, porém questionável, estamos à beira de completar 50 anos da Capital Federal e para a comemoração temos visto muita propaganda positiva e muito pouca reflexão de tudo isso. Temos que observar também que aqui acontecem barbáries de todos os níveis e sentidos. Muito do que é feito aqui altera o destino de todo o país. É possível sim que mesmo antes de ser construída esta cidade já tenha sido palco de banalidades e abusos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário