Menú

25 de abril de 2010

Pintura de painel gigante serve de base para campanha da Católica



Publicado em 24/04/2010 em www.opn.ucb.br




Pintado por “alunos pintores”, um painel em lona de 325 metros quadrados, montado na lateral esquerda do bloco K, despertou curiosidade nesta semana. Parte da campanha publicitária da Universidade Católica de Brasília (UCB) para divulgação do próximo vestibular, a pintura do painel foi fotografada a cada 30 segundos e servirá de base para um filme publicitário


O painel começou a ser montado na segunda-feira. Na quinta e sexta-feira os ”alunos pintores”, como foram denominados, botaram a “mão na massa”. Qualquer um, de qualquer curso, podia subir no andaime de três andares e pintar o que quisesse. Alguns escreveram o nome do curso, outros o próprio nome. Alunos de todos os cursos puderam participar ativamente do processo.

Ninguém sabia exatamente a finalidade. O painel tinha duas camadas. Na primeira só era visível, impressa, a logomarca da universidade, no canto superior direito; todavia, uma “máscara” moldava o nome da universidade. Com uma capa plástica protetora, as pessoas pintavam ali, sem saber a verdadeira finalidade da ação.

Escaladores industriais – Para surpresa dos alunos pintores, logo após se concluir a pintura da superfície do painel, escaladores industriais desceram pelo mesmo e começaram a retirar a máscara que ocultava o nome da universidade e continha a maior parte da superfície pintada.

Depois que o trabalho dos profissionais acabou, já na madrugada do último sábado todos podiam ler: Vestibular Universidade Católica de Brasília. O nome da universidade ficou ilustrado pelo trabalho feito por todos que se prontificaram a pintar.

De publicitários a escaladores industriais, cerca de 50 profissionais e colaboradores estiveram envolvidos no projeto.  O foco da campanha deste ano foi o público interno. “A Católica sempre acreditou no processo colaborativo, a campanha tem como objetivo valorizar o aluno”, disse Fernando Cordeiro, diretor de Criação da Agência  Educa Comunicação, de São Paulo, idealizadora do projeto.

Os 325 metros quadrados, sendo 32,5m de largura e 10m de altura, foram sustentados por uma estrutura de Box Strauss. O material foi impresso em Belo Horizonte. 45 latas de tinta, à base de água, foram utilizadas, num total de 126 litros.

Revezamento – Quatro escaladores de Belo Horizonte se revezaram na montagem e desmontagem da estrutura. “O revezamento é necessário, pois o equipamento de rapel prende a circulação da perna podendo causar estrangulamento da veia femoral, o que pode ocasionar desmaio”, disse Alexandre Cortez, um dos escaladores.

Uma máquina fotográfica colocada em frente ao painel disparava automaticamente, a cada trinta segundos.  As fotos tiradas serão transformadas no vídeo da nova campanha publicitária da UCB. No sábado foi feita a imagem principal. “Não sabemos o que será feito com o painel depois do evento, talvez a universidade utilize ele em outro lugar”, disse afirma Fernando.





Fotos: André Castro

Por André de Castro e Arthur Scotti





Publicado em 24/04/2010 em www.opn.ucb.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário