Brasília terá mais um monumento. Equivalente a um prédio de 62 andares, 120m de concreto e 60m de estrutura metálica, no total 180m de altura, a torre de TV digital, que está sendo construída no Colorado próximo a região de Sobradinho, a parte mais alta do DF, e com vista privilegiada para o Plano Piloto, promete ser mais um grande ponto turístico da capital federal.
Um projeto ousado do Arquiteto Oscar Niemayer, estimado em 75 milhões, nove a mais do que havia sido planejado no orçamento inicial, não ficou pronto na data prevista, 21 de abril. A 80m do chão haverá um restaurante com vista panorâmica e a 60m uma galeria de exposição de artes, estacionamento com 800 vagas, lojas nas proximidades para atender os visitantes, um espelho d’água em sua volta e ainda contará com três elevadores de acesso à torre.
Enquanto a “Flor do Cerrado”, nome escolhido por Niemayer, é construída a população do Distrito Federal vive um verdadeiro caos todos os dias no trânsito. Cidadãos da sociedade brasiliense sofrem em ônibus lotados, basta ocorrer um acidente na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) ou na Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG) para ficar tudo engarrafado. Uma cidade que foi planejada em sua construção mais não teve planejamento no seu desenvolver, agora sofre o velho dilema das grandes metrópoles brasileiras. Juscelino choraria ao ver tudo isso. Olha o que virou sua tão amada capital.
Ouve-se falar em Brasília integrada e VLT, porém, só se ouve, não se vê. Quanto mais obras, mais a situação piora. Em vez de ficar se preocupando com monumentos, o governo deveria olhar mais para a questão da qualidade de vida da população e criar logo uma estratégia para a melhora do trânsito.
É fato que o governo tem andado muito ocupado com outros problemas, a mídia tem mostrado muito bem isso, nos últimos dias não tem faltado trabalho na Câmara. É um absurdo, a maioria das cidades Satélites não serem interligadas ao sistema de metrô, as crianças de Brasília crescem sem saber o que é bicicleta. É melhor o governo começar a priorizar a questão do trânsito. Se continuar assim, daqui a algum tempo será difícil alguém até querer ir visitar a bela torre de TV Digital.
Por André de Castro
Nenhum comentário:
Postar um comentário