![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6JYdezUOwTtMMtJeWzyYPxvosFRhuZMylEm8FSfEv8XroTpSyDzfQtS1pvWpyaxxkMXLM8UIIkHTIwkEXDL4xAb9LdB0uMBI35cgfarW6ecbcDV-1huv8ISjzGllcuObqNr9RA6Mwvek8/s400/logosecomunica1.jpg)
Os jornalistas Vicente Tardin, editor do site Webinsider, e Alex Maron, da Editora Globo, foram os convidados na noite desta terça-feria (14/05) para falar sobre as tendências em empregabilidade na X Secomunica. Tardin é editor do site Webinsider, um empreendimento colaborativo que já existe há dez anos. Alex Maron é editor da editora Globo e foi o líder na implantação do site da revista Época de São Paulo.
Vicente Tardin explicou o processo pelo qual passou o Webinsider até chegar a ser um site colaborativo. O site existia no portal zip.net, passou pela Globo.com e hoje está no Uol. “Chegou um momento que não havia mais verba para o site se manter, então falei para o pessoal que trabalhava comigo que não tinha mais condições de pagá-los, mas quem quisesse mandar conteúdo eu iria publicar” explicou. Foi assim que o site passou a se ser construído com a colaboração de usuários.
Para Tardin, sites colaborativos são uma tendência. É possível, segundo ele, ser o dono do seu próprio empreendimento através da internet. O jornalista deu a dica para quem deseja trabalhar de forma autônoma na web: o profissional deve pensar em um projeto enxuto e objetivo.
Maron focou o iPad, da Apple, em sua apresentação para explicar a importância de se pensar em novos conteúdos para dispositivos móveis. Ele disse que a internet “supera as outras mídias”, por ter o poder de reproduzir todas elas. Porém, o sujeito moderno está sempre em movimento “o mobile faz tudo que as outras mídias fazem e, além disso, está com você o tempo todo”. Para o jornalista, o iPad é só o início de uma série de mudanças que estão vindo por aí.
Ficou claro, nas duas apresentações, que a internet é uma grande tendência para o profissional de comunicação. As demandas de mercado apontam para um comunicador cada vez mais multimídia. Além de dominar as mídias tradicionais, como o texto, rádio, TV, imagem, “ele deve entender de linguagens de programação, saber montar um infográfico e, principalmente, adaptar o conteúdo à audiência”, como afirmou Maron.
A décima edição da Semana da Comunicação é um evento do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília que vai até 17 de setembro.
Por André de Castro
Nenhum comentário:
Postar um comentário